Perdi a coragem

Perdi a coragem de escrever textos bonitos, de usar palavras encantadoras, tocar o coração dos outros. Todos os dias eu penso em escrever, me inspiro em situações, em momentos vividos, em assuntos que rodeiam o cotidiano, me sensibilizo com tantas histórias e crio uma dissertação emocionante na minha mente. Porém tudo isso é dominado por um bloqueio. Um vazio que faz eu pensar duas vezes se realmente vale a pena expor tanto sentimento, se mesmo é viável deixar as minhas fraquezas e emoções à mostra para que os outros vejam. Num mundo ao qual vivemos atualmente, os fracos não sobrevivem. É preciso ter um psicológico forte para aguentar tantos tiros que vêm de todos os lados, pois se você for atingido por algum, já não serve mais para a sociedade moderna.

Vivemos em meio a corações de pedra, pois foi assim que aprenderam ser. O mundo não mostrou outra forma de viver, pois são essas barreiras que fazem com que nos mantenhamos de pé. Qualquer descuido pode fazer vir à tona uma enxurrada de críticas, de dedos metidos onde não são chamados. As pessoas perderam a noção da privacidade, do respeito e da educação. Perderam também a dádiva de se colocar no lugar do outro, de imaginar como seria se ela estivesse naquela situação. Hoje em dia o mundo não está nem aí, enquanto eu ainda não caí, f****-se os outros, eu sou mais eu.

O que é o Natal para quem vive em 2016? O que eu mais vejo são e-commerces fazendo seu lindo papel de darem descontos, fazerem tudo pela metade do dobro, “você ganha 20% de desconto se comprar acima de R$ 500”. Vender, consumir, lucrar, entrar para a lista dos mais ricos do ano, as roupas mais caras, o sapato mais estiloso, o Instagram com mais seguidores, a foto com mais curtidas, a menina modinha que ganha horrores pra divulgar uma marca numa foto. Sentimento? O que é isso? Você não tem um smartphone da Apple?? OMG, Larissa Manoela e João Guilherme terminam o namoro.. quem são esses? Não passam de 15 anos de idade e vivem vida de adulto, ninguém deixa eles em paz, ninguém deixa ninguém em paz. Anitta cortou o cabelo e fez preenchimento labial, lá vem um bando de abutres que não tem nada a ver como a paçoca querer dar sua humilde opinião crítica “construtiva” de um jeito agressivo como se fossem esses comentários que decidem o rumo da vida da cantora.

Onde é que foi parar aquela coisa que chama “cada um cuida do seu próprio umbigo”? É por isso que eu perdi a coragem. Porque ninguém mais pode dar opinião sem esperar que uma bomba de palavras mal escolhidas invadam as redes sociais. Você que adora causar uma polêmica na internet, já imaginou ser o alvo de um país inteiro te chamando de burra, idiota, afirmando que você “não deveria pertencer a esse mundo”? Fui grosseira? Desculpe, mas é isso o que eu vejo todos os dias.

E a sua fé, como é que ela anda? Ou você acha que isso é irrelevante na sua vida? Deixa eu te dizer uma coisa, meu caro, você que admira a força e coragem da mãe do goleiro Danilo, da Chapecoense, que acredita que ela é um exemplo de vida para o nosso país, não está entendendo que é a mesma força que Maria, a mãe de Jesus, teve ao ver seu filho sendo maltratado, chicoteado e crucificado para salvar ninguém menos que VOCÊ. O MUNDO SE RESOLVE COM O AMOR. Rezar, buscar a espiritualidade, fechar os olhos e acalmar o coração por alguns momentos é o que falta na humanidade. Enquanto você passa meia hora no seu celular, poderia rezar por alguém, ou por você mesmo, às vezes você está cheio de problemas e acha que ignorá-los vai fazer com que desapareçam. Mudar de emprego, de cidade, de relacionamento, de amigos, isso não vai resolver nada enquanto você mesmo não muda, abra teu olho.

Eu perdi a coragem, mas quero buscar ter de novo, para conseguir atingir pelo menos uma parcela da população que ainda se sensibiliza, que ainda expressa seus sentimentos, que ainda anseia por mundo que seja menos digital e mais vida real. Que seja olho no olho, que tenha um coração aberto e quer ter as pessoas cada vez mais perto, tanto física, quanto mentalmente. Eu perdi a coragem, mas terei de novo.

Deixe um comentário

